terça-feira, 31 de março de 2015

                              "Reino Protista"




O reino protista engloba uma grande variedade de organismos unicelulares (com uma única célula) e algumas formas simples de organismos multinucleares (com vários núcleos) e multicelulares (com várias células).


Características principais

Fazem parte também do reino protista alguns organismos eucariontes, estes seres possuem núcleo envolto por membrana celular, DNA associado a histonas (principais proteínas que compõe a cromatina e que desempenham um importante papel na regulação dos genes) e organelas como, por exemplo, as mitocôndrias e os cloroplastos.

Recentemente foi proposto um sistema de classificação que classifica os organismos eucariotes entre um dos três principais grupos de seres vivos, ao lado do grupo das bactérias e archae.

Teoricamente acredita-se que as organelas dos protistas descendem da evolução especializada das bactérias simbióticas, que vivem no interior das células e de outras bactérias, o que contribuiu, pelo menos em parte, com sua transição de célula procarionte (células sem membrana separando o núcleo do citoplasma) para célula eucarionte (células com núcleo organizado e separado do citoplasma por membrana nuclear).

O reino protista compreende um diversificado número de organismos. Deste reino fazem parte as algas, os protozoários e autótrofos (organismos capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese ou da quimiossíntese) multicelulares ou multinucleares.

Antes do advento da bioquímica moderna e do microscópio eletrônico, estes organismos estavam inseridos dentro do reino das plantas e dos animais. 

Atualmente, sabe-se que a maior parte dos protistas teve uma evolução independente.

Curiosidade: 

Você sabia que existem aproximadamente 60.000 espécies de seres vivos pertencentes ao reino protista?




                     Artigos de "Reino Protista"
  • Algas
Seres autotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou filamentosos.
  • Amebíase, balantidiose, doença de Chagas e doença do sono
Breves informações sobre quatro doenças causadas por protozoários: amebíase, balantidiose, doença de Chagas e doença do sono.
  • Giardíase, leishmaniose tegumentar, leishmaniose visceral e tricomoníase
Breves informações sobre quatro doenças causadas por protozoários: giardíase, leishmaniose tegumentar, leishmaniose visceral e tricomoníase.
  • Malária e toxoplasmose
Breves informações sobre duas doenças causadas por protozoários: malária e toxoplasmose.
  • O fenômeno da maré vermelha
Fenômeno provocado pela excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas.
  • Protozoários
Saiba mais sobre estes seres unicelulares cuja maioria é heterotrófica.
  • Reprodução nos protozoários
A reprodução nos protozoários pode ocorrer através de divisão binária, divisão múltipla ou conjugação.

O que são bactérias 

As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças. 


Principais doenças causadas por bactérias : 

Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. 

Hanseníase (lepra): transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra). 

Difteria: provocada pelo bacilo diftérico. 

Coqueluche: causada pela bactéria Bordetella pertussis. 

Pneumonia bacteriana: provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. 

Escarlatina: provocada pelo Streptococcus pyogenes. 

Tétano: causado pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani). 

Leptospirose: causada pela Leptospira interrogans. 

Tracoma: provocada pela Chlamydia trachomatis. 

Gonorréia ou blenorragia: causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae). 

Sífilis: provocada pela bactéria Treponema pallidum. 

Meningite meningocócica: causada por uma bactéria chamada de meningococo. 

Cólera: doença causada pela bactéria Vibrio cholerae , o vibrião colérico. 

Febre tifóide: causada pela Salmonella typhi.


reino monera é composto pelas bactérias e cianobactérias (algas azuis). Elas podem viver em diversos locais, como na água, ar, solo, dentro de animais e plantas, ou ainda, como parasitas.
    - As bactérias 
A maioria de seus representantes são heterótrofos (não conseguem produzir seu próprio alimento), mas existem também algumas bactérias autótrofas (produzem sem alimento, via fotossíntese por exemplo).
Existem bactérias aeróbias, ou seja, que precisam de oxigênio para viver, as anaeróbias obrigatórias, que não conseguem viver em presença do oxigênio, e as anaeróbias facultativas, que podem viver tanto em ambientes oxigenados ou não.
As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos, podem se agrupar, e formarem colônias. Grupos de dois cocos formam um diplococo, enfileirados formam um estreptococos, e em cachos, formam um estafilococo.
Por serem os seres vivos mais primitivos da Terra, eles também são os que estão em maior número. Por exemplo, em um grama de solo fértil pode haver 2,5 bilhões de bactérias, 400 mil fungos, 50 mil algas e 30 mil protozoários.
     













terça-feira, 17 de março de 2015

vírus

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 
Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
Transmissão/ Contágio
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Células infectadas pelo vírus HIV - Foto Getty Images
Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da Aids. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus da Aids.
Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/Aids, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.
Assim pega HIV/Aids
  • Sexo na vagina sem camisinha
  • Sexo oral sem camisinha
  • Sexo anal sem camisinha
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa
  • Transfusão de sangue contaminado
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Assim não pega HIV/Aids

  • Sexo desde que se use corretamente a camisinha
  • Masturbação a dois
  • Beijo no rosto ou na boca
  • Suor e lágrima
  • Picada de inseto
  • Aperto de mão ou abraço
  • Sabonete/ toalha/ lençóis
  • Talheres/ copos
  • Assento de ônibus
  • Piscina
  • Banheiro
  • Doação de sangue
  • Pelo ar

Introdução 

                  

 Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas manifestações vitais, estuda todos os aspectos ou características dos seres vivos como - composição química, reprodução, evolução, metabolismo, organização celular, movimento e crescimento.